Relato baseado no livro de Genealogia da Família Quezado por Lucila Quezado (1993) e em pesquisas relacionadas:
A família Quezado remonta sua história à Espanha, no ano de 1240 d.c., ano dos primeiros registros do sobrenome Quesada (nome original da família em outros países, tendo se modificado para Quesado ou Quezado no Brasil), originário do nome "Casado". Assim, a família tem uma história de quase 800 anos desde seu início. Seu surgimento se deve provavelmente a Cavaleiros e suas famílias que lutaram junto ao Rei Fernando III, ou Santo Fernando, na reconquista de terras da Espanha que eram dominadas pelos Mouros (povos de origem árabe/ islâmica que povoaram a península ibérica à partir do século VIII). Nas terras da família foi fundada a Ciudad de Quesada, existente até hoje em dia.
Quesada é um município da Espanha na província de Jaén, comunidade autónoma da Andaluzia, de área 328,7 km² com população de 5922 habitantes (2007) e densidade populacional de 18,20 hab/km² (fonte: Wikipédia).
Quesada é um município da Espanha na província de Jaén, comunidade autónoma da Andaluzia, de área 328,7 km² com população de 5922 habitantes (2007) e densidade populacional de 18,20 hab/km² (fonte: Wikipédia).
Assim, a família detinha muitas terras e tinha participação política ativa no reino de Castela e Andaluzia, contando com ministros junto ao Rei da Espanha.
Posteriormente, em decorrência de divergências políticas com o filho de D. Afonso XI chamado D. Pedro, o Cruel, Rei da Castela, o nobre Fidalgo Ponce Dias de Quesada é morto juntamente com outros fidalgos no conselho de Aguilar. Em decorrência da morte do pai, Lopo Dias de Quesada muda-se para a cidade do Porto, em Portugal, onde é recebido com honras em 1353 d.C., fixando residência e raízes da família nesse país.
Por volta dos anos de 1770, José Quezado Filgueiras Lima, vulgo Urucubaca, é deportado por motivos políticos de Portugal para o Brasil, especificamente na Bahia. Provavelmente nesse período a família passa a adotar o nome de Quezado.
Por volta de 1790 mudam-se para a região do Cariri, fixando raízes e tendo inclusive uma tataraneta sua se casado com o fundador da cidade de Aurora, o famoso Coronel Xavier.
Por volta dos anos de 1770, José Quezado Filgueiras Lima, vulgo Urucubaca, é deportado por motivos políticos de Portugal para o Brasil, especificamente na Bahia. Provavelmente nesse período a família passa a adotar o nome de Quezado.
Por volta de 1790 mudam-se para a região do Cariri, fixando raízes e tendo inclusive uma tataraneta sua se casado com o fundador da cidade de Aurora, o famoso Coronel Xavier.
Oi William, Você sabe se O José Quezado Filgueiras Lima ocupava algum cargo público antes de de ser deportado ao Brasil?
ResponderExcluirDesconheço qual era propriamente o ofício de José Quezado Figueiras Lima, mas sei que foi deportado por crimes políticos cometidos em Portugal, o que leva a entender que tivesse forte engajamento político lá. A principal cidade de habitação da família em Portugal se chama Viana da Foz do Lima ou Viana do Castelo. Você pode conferir a genealogia da família nessa região em http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/67646.html
ExcluirWilliam Quezado: Bom Dia!!!!!!!! Por favor, comente o meu escrito Câncer Viúvo e compartilhe o link com toda a nossa família. Obrigada.
ExcluirCâncer Viúvo Poesias 31/03/15 1054
http://galinhapulando.com/visualizar.php?idt=5190056
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Sr. Dr. Wuilliam Quezado, boa tarde. Meu nome é Dolores M Martin, sou bacharel em direito, resido no Rio de Janeiro, estou a procura de informações de André Ruiz Guesada, ele é pai de minha avó Beatriz Ruiz del Rio. Logo ele é meu bisa avô. Procurando informações sobre ele. O que sei é que foi militar do exercito e participou de uma guerra Espanhola, + ou - no período de 1860 à 1898. Queira por gentileza se obter alguma informação quanto a pessoa dele e se tiver noticia do parentesco, queira me informar por gentileza; Meu email: dmodafari@gmail.com Desde ja agradeço pelo que puder informar. Portanto achei seu sobrenome familiar, estou a procura pelo fato dele ser pai de minha avó Beatriz Ruiz del Rio. O motivo é que estou verificando documentação para tirar cidadania Espanhola.
ResponderExcluirHoje encontrei seu comentário! Minha Tataravó se chamava Manoela Del Rio Quesada da província de Jaén na Espanha...Somente esse Quesada que não sabemos se a escrita está correta pois quando minha avó foi registrada no Brasil os cartórios escreviam como entendia a pronúncia
ExcluirOlá Sr. Dr. Wuilliam Quezado, boa tarde. Meu nome é Dolores M Martin, sou bacharel em direito, resido no Rio de Janeiro, estou a procura de informações de André Ruiz Guesada, ele é pai de minha avó Beatriz Ruiz del Rio. Logo ele é meu bisa avô. Procurando informações sobre ele. O que sei é que foi militar do exercito e participou de uma guerra Espanhola, + ou - no período de 1860 à 1898. Queira por gentileza se obter alguma informação quanto a pessoa dele e se tiver noticia do parentesco, queira me informar por gentileza; Meu email: dmodafari@gmail.com Desde ja agradeço pelo que puder informar. Portanto achei seu sobrenome familiar, estou a procura pelo fato dele ser pai de minha avó Beatriz Ruiz del Rio. O motivo é que estou verificando documentação para tirar cidadania Espanhola.
ResponderExcluirMeu nome Alex bruno quezado!
ResponderExcluirMeu nome é Rafael Quesado Vidal. Sou de Jati/ce, região do cariri no Ceará.
ResponderExcluirOla William! meu nome é Bruno Sampaio,sou descendente do Coronel Romão Filgueira e neto de Maria Edmar Jucá Sampaio e Francisco Idilio Sampaio Pinto. Agradeço pelo post, é sempre bom saber das nossas origens.
ResponderExcluirJosé Quezado Filgueiras Lima, hexavô da minha mãe Maria Alderiza Cruz Sampaio Pinto, também é o meu Heptavô
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue legal! Meu nome é Henricow Queçada com ç mesmo, acredito que por erros de grafia, pois minha avó é Quesada com S. Os registros constam que meu bisavô Emilio Quesada nasceu em Almeria na Espanha. No entanto, em sites de registros de imigrantes nunca consigo encontrá-lo... Gostei demais de saber que existe um blog dedicado ao nosso sobrenome!
ResponderExcluirMeu avô era Antonio José Qyesada, vindo p o Brasil em 1909, nascido em Almeria
ExcluirMeu avô tbm chamava Antonio José Quessada,de Almeria, desembarcou no Brasil em 1909
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSou penta neta de José Quesado Filgueiras. Não sabia que ele teve 12 filhos. Gostaria de saber quantos matrimonios.So conheço seu enlace com Maria Pereira de Castro ( baiana) com quem teve 3 filhos: José Pereira Filgueiras, Leocádia Maria de Castro e Romão Quezado Pereira Filgueiras.Faltam 9. Alguém sabe os nomes?
ResponderExcluirJurema, conseguiu retirar a cidadania espanhola ou a portuguesa? Vi que que em 2015 o governo espanhol aprovou lei para corrigir erro ao deportar judeus serfaditas, mas exigem comprovação de continuidade com a religiao judaica. É verdade? Gostaria de retirar pelo menos a cidadania portuguesa.
ResponderExcluirAbraços.
Boa noite! Willian, tenho tio avô residente em Sao Luis do Maranhao:José Quezado do Nascimento( irmão de vovó Rita). É seu parente? Se não, poderia dizer os nomes de seus pais e avós?
ResponderExcluirMuito obrigada.
Então Samos todos parentes!
ResponderExcluirMeu nome é Tenille Quezado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá ,como a família Quesada contribuía para a cultura e a arte brasileira... obrigada
ResponderExcluirBoa tarde, achei muito interessante as informações acima. Meu nome é Sílvia Guedes Casado, sou de Campina Grande/PB, porém criada no RJ, ouvi dizer que meu sobrenome "Casado" é de origem da "Quinta de Quesado" na Espanha, tenho muitos parentes em Campina Grande, mas não conheço nenhum, por ter saído de lá muito pequena, sou filha de Manoel Casado Sobrinho e Inêz Guedes Casado, ambos In Memórian. Se tiver algo que enriqueça meu conhecimento quanto ao sobrenome peço que envie para o e-mail silviaguedes600@yahoo.com.br
ResponderExcluirE desde já agradeço pela atenção! Sem mais,
Sílvia
Bom dia, meu nome é MANUEL QUESADA FILHO, meu pai veio da Espanha com a família ainda criança. Eles moravam no sul da Espanha, Granada, eu moro em São Paulo. Abraços a todos.
ResponderExcluirMeu nome é Manuel Alfaro Quesada Filho, moro em São Paulo, Brasil, meu pai veio da Espanha criança. Natural da cidade de Queda, e minha avó é natural da cidade de Alfaro. Não tenho contatos com os parentes que ficaram nessas cidades. Será que eu posso encontrar alguém através desse site?
ResponderExcluirCorrigindo, meu pai é nascido na cidade de QUESADA.
ExcluirSou tataraneto de Juan de Quesada,
ResponderExcluirDe acordo com os registros do site Geni.com e Family Search, Branca Quezado é minha 16ª avó, ela era filha de João Quezado, o Velho e neta de Martim Dias Quezado. Gostaria de saber se há possibilidade de solicitar cidadania espanhola através destes sobrenomes. Abraços a família Quezado e Quesada
ResponderExcluirSabe porque estão excluindo o meu nome porque o nome do meu bisavô Cerelino Quesado, do meu avô João Quesado Filgueiras Sobrinho e do meu pai foi excluído. Estou entrando na Justiça.
ResponderExcluirJUSTIÇA, JUSTIÇA, JUSTIÇA. É UMA PANELINHA. MAS TENHO DOCUMENTOS QUE POSSO COMPROVAR.
ResponderExcluirOlá, você saberia o ano do nascimento do Lopo Dias Quesada? Nos estudos genealógicos consta 1425, o que seria impossível, pois seu pai morreu em 1353.
ResponderExcluirSou tetraneto de Julia Quesada, mãe de Dolores Martin Quesada
ResponderExcluir